quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Casa de Cultura Britânica




O Curso de Cultura Britânica foi criado na gestão do magnífico Reitor Antônio Martins Filho, em 4 de dezembro de 1964, através da Resolução Nº 166, do Conselho Universitário, com o nome de Centro de Cultura Britânica. O centro teve suas atividades iniciadas em 2 de agosto de 1965, sendo o Coordenador Geral dos Cursos de Cultura o professor Newton Teophilo Gonçalves. Posteriormente o Centro de Cultura Britânica integrou-se a Faculdade de Letras pelo Plano Básico de Restauração da Universidade Federal do Ceará, aprovado pelo Decreto Nº 68.279, de 20 de fevereiro de 1968, e depois, ao Centro de Humanidades, pelo Decreto Nº 72.882, de 2 de março de 1973. Nesta ocasião mudou sua denominação para Casa de Cultura Britânica.


William Shakespeare


William Shakespeare, considerado o nome mais importante da história da literatura inglesa, nasceu em Stratfordupon-Avon, em 23 de abril de 1564. Foi o primeiro filho de Mary Aden Shakespeare e John Shakespeare, um fabricante de luvas e político de província. Quando jovem, Shakespeare apreciava os estudos acadêmicos e também gostava de esportes, principalmente arco e falcoaria (arte de adestrar falcões para a caça). Em 1582, ele se casou com Anne Hathaway (1557-1623) e, em 1853, nasceu sua filha Susanna. Alguns anos depois, ele mudou-se com a família para Londres, onde se tornou um ator de relativo sucesso e começou a testar seu talento na criação de peças. Embora fosse um forasteiro, e não pertencesse aos círculos de escritores londrinos, seus trabalhos rapidamente se tornaram populares não só no meio dos atores mas também entre os espectadores. Embora suas peças não tragam datas, sua primeira fase, no final da década de 1580, inclui obras muito conhecidas, como A Comédia dos Erros e Ricardo III. Também no período entre 1588 e 1592, ele se dedicou à poesia e escreveu uma série de sonetos ainda hoje famosos.
Entre 1594 e 1603, quando Shakespeare tinha por volta de trinta anos de idade, ele produziu onze de suas obras mais famosas, entre elas Os Dois Cavalheiros de Verona, A Megera Domada, Sonhos de uma Noite de Verão, O Mercador de Veneza, Muito Barulho por Nada, Como Você Quiser e Noite de Reis. Nesse período também, Shakespeare se dedicou às tragédias e peças históricas, entre elas três de suas maiores obras: Henrique V, Júlio César e, talvez, a maior das histórias trágicas de amor da literatura universal, Romeu e Julieta.
Em 1599, já ilustre e bem-sucedido, Shakespeare, junto com outros colegas londrinos também envolvidos com teatro, construiu o Globe Theatre, o maior da Inglaterra daquele tempo. Foi também nessa época que Shakespeare escreveu seu maior drama, Hamlet, Príncipe da Dinamarca. Pouco depois, ele produziu uma série de tragédias bem conhecidas como Otelo, Rei Lear e Antônio e Cleópatra.
Em 1610, Shakespeare voltou para Stratford, onde continuou a trabalhar de forma independente e a colaborar com outros colegas. A última peça que escreveu inteiramente sozinho, antes de sua morte, em 23 de abril de 1616, foi A Tempestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário